14.4.09

viagem na minha terra


Duas Inglesas em Portugal – Uma Viagem Pelo País nos Anos 40 é o título da primeira edição portuguesa, que a QuidNovi fez há pouco sair para as livrarias, do famoso guia de viagem da autoria de Ann Bridge e Susan Lowndes The Selective Traveller in Portugal. O lançamento será no próximo dia 16 de Abril, pelas 18.30h, na Ordem dos Economistas (Rua da Estrela, nº8 - Lisboa), com apresentação de Carol Mason e Miguel Magalhães Ramalho que contextualizará a edição original inglesa e a actual edição portuguesa.
A sessão contará também com a presença da historiadora Ana Vicente, filha de Susan Lowndes — e neta da escritora Marie Belloc Lowndes, autora do romance policial O Hóspede —, que assina o prefácio à edição portuguesa desta notável obra de literatura de viagens do século XX.


ANN BRIDGE nasceu em 1891 na Grã-Bretanha e morreu em 1974. Estudou em casa e na London School of Economics e em 1913 casou-se com um diplomata. A experiência em Pequim, aonde acompanhou o marido, levou-a a escrever o seu primeiro romance, Peking Picnic. Foram, aliás, os sucessivos países onde viveu ou por onde viajou que serviram de inspiração aos seus posteriores romances. Quando o marido veio como embaixador para Lisboa, Ann Bridge recebeu a proposta de fazer um guia de Portugal, que deu origem a este livro.

SUSAN LOWNDES (MARQUES) nasceu em Londres em 1907 e morreu em 1993. Iniciou-se na escrita colaborando de forma ocasional em diversas publicações enquanto realizava trabalho voluntário de tipo social. Viajou bastante não só na Europa mas sobretudo dentro do Reino Unido. Em Agosto de 1938 deslocou-se a Portugal para umas férias no Estoril, onde conheceu Luiz Marques, com quem viria a casar-se. Juntamente com o marido, dirigiu o
jornal Anglo-Portuguese News durante quase cinquenta anos. Foi correspondente em Portugal de vários jornais e revistas católicas norte-americanas e inglesas. Escreveu diversos livros e artigos sobre Portugal.

Sem comentários: