12.4.09

«Faces de Eva» mostra a sua face...

Há dez anos era lançada o primeiro número da revista «Faces de Eva. Estudos Sobre a Mulher»(cuja capa era uma fotografia da bailarina russa Anna Pavlova) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Como escrevia então a sua directora Zília Osório de Castro «Pela primeira vez Faces de Eva mostra a sua face... sorridente e ao mesmo tempo séria, umas vezes leve outras profunda, variada sem esquecer a unidade, olhando o passado e projectando o futuro, com os olhos postos nas estrelas e os pés caminhando na terra dura das realidades». À época, a revista tinha como sede o Instituto Pluridisciplinar da História das Ideias, integrando actualmente o Centro de Estudos de Sociologia (CESnova) da UNL.
Desde 1999 que a parte final da revista é ocupada com notícias, e naquela primeira edição (que acumulou duas, 1-2), Marília Favinha resumia no seu artigo «As mulheres em congresso» todas as iniciativas desta área disciplinar: «O final do ano de 1998 foi pródigo em congressos sobre as mulheres e o feminismo».
Trata-se portanto de uma vaga de conhecimento que tem vindo a crescer e que culminou no ano passado com o Congresso Feminista (org.Umar), realizado na Fundação Calouste Gulbenkian (entre 26 e 27 de Junho) e em Belas-Artes (28 de Junho). Mas tanto na academia, como fora dela, muito há ainda para debater, investigar, e analisar no âmbito das dinâmicas sociais, das identidades e dos estudos de género.
Estudos, Entrevistas, Estado da Questão, Pioneiras, Toponímia no feminino, Leituras, Notícias - tudo é matéria a descobrir na próxima revista Faces de Eva a ser lançada no próximo mês de Maio. O tema de capa será Madalena Azeredo Perdigão, que lançou o serviço Acarte (Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte) no CAMJAP/FCG, do qual foi directora entre 1984 e 1989 . Esta é mais uma edição Faces de Eva a não perder, com coordenação de Isabel Henriques de Jesus e de Joana Henriques.

Entretanto, na próxima quarta-feira, no ciclo de conferências realizado por esta unidade de investigação, Ieda de Oliveira (da Universidade de São Paulo (Brasil) dará uma palestra intitulada «As duas faces de Eva, Dialéctica feminina e literatura infantil». A marcar assim na agenda: dia 15 Abril 2009, pelas 18h, Auditório 2, Torre B, (3.º Piso) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/ Universidade Nova de Lisboa.

No dia seguinte, 16 de Abril, pelas 18h00, o Instituto Cervantes e Faces de Eva organizam a mesa-redonda «Ciência no Feminino» com intervenções de Catalina Lara Coronado («El factor humano en la ciencia»), Eulalia Pérez Sedeño («Investigar y enseñar en igualdad») e Maria José Gonçalves («A produção científica sobre ciência e género em Portugal, entre 1980 e 2007»), com apresentação e moderação de Maria Rosa Paiva (AMONET).

Finalmente, porque Abril é pródigo para as Faces de Eva, a partir de dia 22 irá desenrolar-se uma série de conferências na Biblioteca-Museu República e Resistência , até dia 6 de Maio.


Sem comentários: