14.10.08

marcha mundial das mulheres

Delegadas vindas dos cinco continentes celebram a partir de hoje, 14 de Outubro, na Galiza, o VII Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres.
A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) é um movimento mundial que reúne organizações de base dos cinco continentes que lutam contra as causas da pobreza e da violência contra as mulheres. Este movimento realiza a cada dois anos o seu Encontro Internacional reunindo delegadas de todo o Mundo. Em 2008, este Encontro Internacional acontece em Vigo, na Galiza, entre os dias 14 e 21 de Outubro e contará com cerca de 150 participantes de mais de 40 países. Portugal estará representado no Encontro com uma delegação de jovens mulheres de vários pontos do país, incluindo os Açores. Duas centenas de pessoas do movimento feminista português marcarão ainda presença nos actos públicos do Encontro dedicados ao tema da Soberania Alimentar, a realizar no fim-de-semana de 18 e 19 de Outubro.
O último Encontro Internacional da Marcha Mundial de Mulheres teve lugar em Lima, no Perú e aprovou o Plano Estratégico para os anos 2007-2010 que se divide em quatro eixos de acção: paz e desmilitarização, bem comum e acesso aos recursos, violência contra as mulheres e trabalho. A reunião de Vigo será o momento de avaliar a prossecução das metas e objectivos definidos no Plano Estratégico e analisar os desafios que se colocam neste momento ao movimento feminista. Além disso, este Encontro será também o momento de definir e planificar a grande acção mundial que se realizará em todo o Mundo, e também em Portugal, em 2010.
Deste Encontro Internacional faz também parte um conjunto de actividades públicas acerca da Soberania Alimentar, tema ainda relativamente novo na Europa onde se começa a construir um discurso feminista em torno do consumo e da produção de alimentos. Assim, no dia 18 de Outubro irá realizar-se o Fórum Internacional da Soberania Alimentar onde mulheres de diferentes países apresentarão perspectivas alternativas e experiências de luta acerca do direito dos povos a decidir sobre a sua alimentação.
Durante todo o fim-de-semana haverá uma Feira da Soberania Alimentar com um programa rico e diversificado protagonizado por associações e colectivos da Galiza que trarão ao debate as questões da produção local, dos preços justos, do reconhecimento do papel das mulheres na produção de alimentos, do controlo dos recursos pelas comunidades, do controlo das sementes, entre outros.
Para domingo, dia 19 de Outubro, às 12h30 a Marcha Mundial das Mulheres convoca uma Manifestação que partindo da Praça do Rei percorrerá as ruas de Vigo unindo os desejos dos cinco continentes: MUDAR A VIDA DAS MULHERES PARA MUDAR O MUNDO E MUDAR O MUNDO PARA MUDAR A VIDA DAS MULHERES.

A Coordenação Portuguesa da MMM

Programa detalhado de cada uma das iniciativas em
http://www.feminismo.info/webgalego/vii-encontro-internacional-vigo-2008.html
Mais informações sobre a Marcha Mundial das Mulheres em
http://www.marchemondiale.org/index_html/fr
http://www.ajpaz.org.pt/marcha.htm
http://www.umarfeminismos.org/marchamundialmulheres/mmm.htm
[Nota de imprensa com o Programa detalhado de cada uma das iniciativas em http://www.feminismo.info/webgalego/vii-encontro-internacional-vigo-2008.html]

Sem comentários: