3.10.08

Mulheres em Marcha!

Em vésperas do 7º Encontro Internacional da Marcha a acontecer neste mês de Outubro (de 14 a 21), em Vigo, as delegadas de todo mundo presentes no encontro definirão o modelo da Marcha Mundial das Mulheres que ocorrerá entre 8 e 18 de Março de 2010. Entre outros eixos de debate, na Galiza vai ser discutida a questão da Soberania Alimentar, tema de grande importância e actualidade nos movimentos sociais e no movimento feminista, nomeadamente da América Latina.
Por ocasião do Fórum Social Europeu que terminou no passado dia 21 de Setembro, em Malmo, Nadia Demond do Comité Internacional da Marcha Mundial das Mulheres e da Coordenação Europeia apresentou a seguinte Declaração na Assembleia dos Movimentos Sociais, onde é lançada uma campanha a decorrer até 2010, ano em que mais uma vez as mulheres marcharão em todo o mundo.

«Concordamos com a proposta de uma mobilização europeia contra a degradação das condições de trabalho, contra os trabalhos precários, contra a crescente exploração das forças do trabalho, ao mesmo tempo que os serviços públicos são privatizados ou desmantelados. Estas políticas neoliberais promovidas pela União Europeia e pelos governos nacionais na Europa acarretam mais pobreza e mais trabalho para as mulheres dentro e fora de casa, afectando a possibilidade de independência por parte das jovens raparigas e das mulheres qualquer que seja a sua idade.
Mas não é só na área económica que as políticas de direita estão a ganhar terreno. O fundamentalismo religioso – em particular o do Vaticano – condiciona cada vez mais as políticas dos estados, especialmente os dos países do sul e da Europa de leste, com um constante ataque ao direito ao aborto livre e à contracepção, à autodeterminação dos corpos e à sexualidade, incluindo os direitos civis e sociais dos casais homossexuais.
Assim, a Marcha Mundial das Mulheres inicia agora uma campanha que irá levar a uma nova marcha internacional em 2010, percorrendo simultaneamente os países entre 8 e 18 de Março, em torno de 4 questões principais:
- Independência económica para as mulheres (empregos e serviços decentes)
- Fim à violência patriarcal como instrumento de controlo dos corpos e das vidas das mulheres
- Defesa do bem comum e da soberania alimentar
- Paz e desmilitarização.

Convidamos todas as mulheres e outros movimentos sociais a juntarem-se-nos».

[In Declaração da Marcha Mundial das Mulheres contra a violência e a pobreza, Nadia Demond, Assembleia dos Movimentos Sociais (Contactos - Europa: marchfem@ras.eu.org - Mundial: info@marchemondiale.org - Portugal: umar.sede@sapo.pt - Internet: www.marchemondialedesfemmes.org]
Seguem-se ligações e documentos sobre o estado da arte relativa a temáticas que se entrecruzam e centram em soberania alimentar, femininização da probreza, o papel das mulheres no desenvolvimento, e boas práticas:

http://www.care.org/index.asp
http://we.care.org/notes
http://www.fao.org/
http://www.fbsan.org.br/boletim.htm
http://www.whiteband.org/
http://soberaniaalimentar.wordpress.com/
http://www.fase.org.br/_agroecologia/
http://www.mazinst.org/subjectlist.html
http://www.eldis.org/
http://www.siyanda.org/index.htm
http://www.dialogoeuropafrica.org/index.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=23
http://www.animar-dl.pt/
http://www.everyhumanhasrights.org/
http://www.globalcitizencorps.org/
http://mwglobal.org/ipsbrasil.net/
http://www.oxfam.org/en/about/issues
http://www.objectivo2015.org/
http://www.pobrezazero.org/
http://www.adrepes.pt/index.php?section=1
http://www.wiserearth.org/
http://www.mulheresdeolho.org.br/

Sem comentários: