10.10.08

Moura

Alexandra Moura (n.Lisboa, 1973) em conversa com o Dailymodalisboa fala da sua colecção apresentada ontem na modalisboa, cujo tema é o artista Wolf Vostell, nascido a 14 de Outubro de 1932, em Leverkusen, na Renania. Pai do Happening na Europa e criador do movimento Fluxus e da videoarte, a sua técnica pioneira da «Dé-coll/age foi o ponto de partida para as experiências de Moura com efeitos de colagem e de expressão gráfica associadas às propostas para o seu Verão de 2009. As imagens, essas, virão depois aqui na cidade das mulheres.

ARTE = VIDA = ARTE
A Colecção Primavera/Verão 2009 de Alexandra Moura baseia-se no trabalho e obra do criador Wolf Vostell. O despropósito desejado, a elaboração de histórias levadas ao limite, a inspiração nos absurdos da vida quotidiana, do caos do mundo, e outros temas relevantes são abordados pelo artista, e agora pela autora desta colecção.
Vostell será, ao primeiro contacto, um ser da cultura urbana, mas a sua acção sobre o território abana as estruturas de uma estabilidade afinal falsa. Transportando assim, para o espaço público, as coisas encobertas e velhos objectos encantatórios…
A SILHUETA é trabalhada ao nível da forma, dos volumes, das sobreposições e dos encaixes/colagens que remetem para a técnica Dé-coll/age de Vostell. Curta, arredondada, fluida, leve e estruturada, a silhueta é contextualizada num passeio do rural ao urbano.
CORES: predominam o bege e o preto.
MATERIAIS: algodão, jersey, malha e seda com acabamentos tecnológicos.

Sem comentários: