1.3.09

Corpo, mulher e imagem (pública)


Na próxima terça-feira, às 18h00, uma exposição sobre Maria Veleda, e intervenções de Natividade Monteiro (História), «Maria Veleda: Caminhos trilhados pelo direito de cidadania», e Helena Neves (Sociologia) animarão o debate sobre o tema «As Mulheres no Espaço Público». Esta será a primeira de várias conferências a realizarem-se na Biblioteca-Museu República e Resistência ao longo do mês de Março, no âmbito do projecto da Umar, Bibliotecas pela Igualdade de Género (BIG). Sensivelmente à mesma hora, decorre uma homenagem a Maria Gabriela Llansol, um ano após a sua morte, às 18,30 h. na Galeria da Livraria Assírio & Alvim (Rua Passos Manuel, 67-B, à Estefânia), com a intervenção de João Barrento, «O jardim que a ausência permite», Maria Etelvina Santos, «Qual o poder do corpo de afectos?» e leitura de fragmentos inéditos dos Cadernos do Espólio, bem como uma projecção da montagem fotográfica «Um Lugar e um legado», sobre o Espaço Llansol e o espólio da Autora.
Mas neste dia 3 de Março, há ainda entre as 13h30 e 14h30 um «seminário de almoço» no Instituto de Ciências Sociais (ICS, na sala de aulas 2, piso 0), um seminário informal onde normalmente é apresentado um work in progress, para comentários e discussão. Agora é a vez de «Cultural material e consumos contemporâneos: objectos, quotidianos, expressividades» por Marta Rebelo ( Escola Superior de Comunicação Social/ Instituto Politécnico de Lisboa).
«O Corpo Feminino como Imagem» intitula a conferência que a Prof. Maria Augusta Babo (Investigadora e Professora Associada do Departamento de Ciências da Comunicação da – Universidade Nova de Lisboa) dará na próxima quarta-feira, dia 4, pelas 15h, no âmbito de uma sessão cultural do grupo de investigação Faces de Eva, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na sala de reuniões do conselho consultivo, Torre B, 7ºAndar, ( Av.de Berna 26, em Lisboa). E começa a contagem decrescente para o dia internacional da mulher, a 8 de Março.
A «prima folia cooperativa cultural» - N' Academia Problemática e Obscura - na Rua Deputado Henrique Cardoso nº30/34, em Setúbal, vai realizar quinta-feira, dia 5, às 21h30, um debate sobre As Mulheres Artistas do Século XX, com Ana Sofia Gomes, Ivanoela Povoas e Susana Patronilho (discentes do Curso de Promoção Artística e Património da Escola Superior de Educação de Setúbal – IPS). No dia 6, sexta-feira, às 21:30, o debate conta com Regina Marques e Isabel Rebelo, e versará Os feminismos, as suas potencialidades e constrangimentos.
Esta semana é plena de conferências e tertúlias alusivas ao tema. No dia 6 de Março no Auditório do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (
SPGL), às 17h00, «Trabalho e licenças por maternidade, paternidade e parentais: o debate em curso na União Europeia» por Maria do Céu Cunha Rego; «Trabalho e Cidadania: perspectivas e emancipação» por Maria José Maurício. A Conferência é seguida de jantar.
Ainda dia 6, a Papiro editora leva a cabo no âmbito do Dia Internacional da mulher uma tertúlia intitulada «Palavra de Mulher, que irá reunir várias autoras no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa (Telheiras).
O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal/Assembleia Distrital de Setúbal inaugura a exposição «Imagens que as palavras ditam», uma colectiva inspirada no livro de poesia Corpo de Palavras, de Joaquina Soares (edição CEB). Será no Sábado, 7 de Março, pelas 16.30H, na sua sede, e a exposição ficará patente ao público até ao dia 15 de Maio de 2009.
MARIANAs Lettres Portugaises (de Soror Mariana Alcoforado) e Novas Cartas Portuguesas (de Mª Teresa Horta, Mª Isabel Barreno, Mª Velho da Costa) será levada à cena pela arte pública, em Alhos Vedros, no Clube Recreativo Sport Chinquilho Arroteense, no dia 7 Março, pelas 15h00.
Para assinalar o dia 8 de Março, a CIG - comissão para a cidadania e igualdade de género - irá apresentar o Portal para a Igualdade e lançar ainda uma campanha sobre a tomada de decisão, pelas 11h00, na Sala dos Espelhos, do Palácio Foz, em Lisboa, com a presença de Elza Pais (Presidente da CIG) e de Jorge Lacão (Secretário de Estado da Presidência do Conselho de MInistros).
A Umar e outras associações organizam a partir das 12h00 um piquenique, na Alameda Afonso Henriques.
Da parte da tarde, a Amnistia Internacional Portugal vai apresentar os documentários «Elas da Favela» e «Women of Kibera» às 16h30 no Fórum Fnac Chiado, a que se seguirá uma tertúlia sobre a actual situação das mulheres perante os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, com a presença de Inês Malta (APF), Luís Mah (Objectivo 2015), Ana Isabel Castanheira (Instituto Marquês Valle Flôr).
À noite, pelas 22h00, a Sic Mulher transmite em directo o Prémio Mulher Activa 2008, directamente do Teatro Armando Cortez, na Casa do Artista, com apresentação de Liliana Campos.
«SauDar / Saúde, género e migrações» dá nome ao projecto do Graal em parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que irá ser apresentado dia 10 de Março, às 10h00, na sala de reuniões do Pólo B da EsenfC, na Rua 5 de Outubro, S.Martinho do Bispo, em Coimbra. Que problemas sentem as mulheres imigrantes nos cuidados de saúde? Que causas? Que soluções? O projecto SauDar pretende dar respostas a esta e outras perguntas.
«Eu Não Sou Cúmplice» é uma campanha que apela ao comprometimento masculino na luta contra a violência sobre as mulheres. Inserido nesta campanha, realiza-se a 13 de Março, às 22h00, no Porto Rio, um imperdível concerto de estreia da banda Frágil and The Alcoholic Friends, que integra elementos de várias bandas da cena punk rock do Porto, e se associa à campanha e canta o fim da violência contra as mulheres.

Sem comentários: