31.3.09

Parabéns JAT

Aos 20 anos desenhou a sua primeira colecção de pronto-a.-vestir que intitulou “Cordas e metais”. Estávamos então em 1986 e José António Tenente (n.Cascais, 31.03.1966) era um promissor designer de moda. A sua primeira loja foi aquela que abriu a 31.12.1990, e que hoje podemos continuar a visitar no nº8 da Travessa do Carmo, em Lisboa (ao Chiado). Segue-se um excerto de uma entrevista que lhe fiz em 2002.
Quem são os/as clientes de José António Tenente ?
JAT –A grande maioria é constituída pelo grupo de idade dos 30 aos 45 anos. É nesta faixa que se situa também o nosso público masculino. No caso feminino temos abaixo e acima desta camada etária: raparigas mais jovens e depois também senhoras acima dos 45 anos. O nosso público é informado, conhece os panoramas das ofertas, conhece a marca, identifica-se com o nosso trabalho de detalhe, de diferença. São pessoas que estão bem com elas próprias. Não é o género de pessoa que gosta de ser o centro das atenções, mas que adora a pequena diferença e aquela pequena irreverência de alguma coisa que sabe que vai suscitar aquele efeito no meio. Aposta nessas diferenças e claro dispõe de algum poder de compra. As marcas em que nós nos inserimos não são para as massas. Contudo, temos preços simpáticos, acessíveis e viáveis. Aquilo que eventualmente afastará uma camada mais jovem não é tanto o preço, mas mais o estilo. Não fazemos uma roupa muito teenager nem muito streetwear, portanto a camada que acaba por consumir é a camada etária a partir dos 25 anos, porque já tem uma formação de gosto determinada, já começou a definir a sua escolha. Até aí nós fazemos todos parte de uma amálgama, em que não gostamos de sair da norma, daquele grupo, ou do grupo em que queremos estar, e para estar naquele grupo temos de vestir de uma determinada maneira.

Qual é o princípio essencial que preside à criação de uma colecção?
Isso depende muito das ideias que estão subjacentes à colecção. Por vezes há ideias que têm subjacente o dia a dia, outras uma pesquisa histórica, que me leva directamente para qualquer lado. Estas últimas colecções voltaram a ser menos pragmáticas, ao nível da imagem. Voltaram a ter subjacente ideias construídas para uma imagem global. Quando pegamos nas peças destas colecções e as desconstruímos elas podem ser vestidas de outra maneira. Muitas pessoas podem ter acesso às peças e fazer delas o que lhes apetecer. Para mim a colecção de Inverno 2002/03 partiu da pintura holandesa [Vermeer, Rembrandt] e de retratos. Eu gosto imenso de retratos, tanto na pintura como na fotografia. Toca-me sempre imenso aquela relação que se estabelece entre quem está a pintar e quem está a ser retratado - aquele olhar, aquela cara que, de repente, leva-nos não sei para onde, aquela intensidade e aquela emoção. Partir de uma ideia que no fundo é tão abstracta para fazer roupa, traduz-se em vestuário com algumas referências – históricas ou não. Eu imagino esta colecção vestida de outra maneira. A de Verão a mesma coisa, sendo que ali preside um imaginário absolutamente romântico.

Quais são hoje as tuas influências?
As minhas referências não serão muito contemporâneas. São aquelas coisas que me dizem muito: a música, a pintura, o cinema, a dança, que são para mim tão fundamentais quanto a informação de moda. Esta às vezes acaba por ser mais uma referência no meio de uma panóplia. No meu caso há colecções que custam imenso a nascer, porque não há aquele clic que faz com que as coisas apareçam. E há outras que não. Nesta colecção de Primavera/Verão [2002], que tinha muito a ver com lembranças, e correspondência amorosa, não me preocupei muito se isto ía calhar na ‘mosca’ ou não. Comercialmente a colecção de Verão está a correr muito bem e o público reagiu positivamente a esta colecção. Até me surpreendeu esta resposta tão efusiva. Porque a colecção é muito romântica e o público feminino é de facto muito romântico. De uma maneira geral aquela imagem estereotipada que se tem de uma mulher emancipada, coexiste de facto com o lado da mulher romântica. Há sempre aquela necessidade do saia-casaco formal, mas esta personalização das peças e do cuidado com o detalhe tiveram uma boa resposta. Temos um público que se identifica muito com isto.
Cristina L. Duarte

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