25.3.09

Da primavera/verão ao outono/inverno * notas de moda ao correr da caneta (IV)

Para a sua colecção Outono/Inverno 09/10 Pedro Mourão foi buscar inspiração a um tema onde o modo de trajar e de estar se identifica com um grupo muito específico de regras rígidas e de longa tradição - o acto e o fato de montar a cavalo.
O clássico e o urbano propocionaram uma combinação arrojada e de extremo bom gosto. Figuras esguias e elegantes combinam as cores preto e vermelho com cores terra, dando quer à silhueta masculina como à feminina um toque de elegância. Mostra-nos um homem clássico e ao mesmo tempo sensual e intemporal, mas muito moderno. O feminino e o masculino são de grande intensidade e elegância. Um elemento curioso e que foi surgindo ao longo do seu desfile na modalisboa é a mosca. Sejam apliques nos chapéus ou estampada numa camisola ou casaco surge como um elemento intrigante e que deixa em aberto a sua presença!

Será dos cavalos? Ou é o presságio de um Deus das Moscas que (nos) desmascara e mostra o nosso lado obscuro e animal da condição humana, ao querermos ser diferentes e destacarmo-nos da multidão?

Filipe Faísca iniciou o desfile de modo dramático e sonhador como se os cisnes negros da obra de ballet "O Lago dos Cisnes" se materializassem em belas mulheres exibindo a graciosidade de um cisne. O criador transforma a mulher em personagens que desempenham diferentes papéis numa amálgama de épocas dentro de um filme que termina numa apoteose do tempo dos czares da Rússia. Vai buscar elementos e padrões a diferentes estilos e décadas da moda, combinando o arrojado com o clássico de modo incomparável e surpreendente como só Faísca sabe fazer!
Texto: miss soares
Fotografia: Rui Vasco/Arquivo ModaLisboa





Sem comentários: