5.3.10

Marcha Mundial das Mulheres 2010

Em 2010, a Marcha Mundial das Mulheres reafirma a sua utopia na construção de um mundo melhor baseado na paz, na justiça, na igualdade, na liberdade e solidariedade. Este ano as mulheres em marcha convidam toda a gente a participar, a debater e a exigir o bem comum e os serviços públicos como direito básico e fundamental, o fim da violência contra as mulheres, a autonomia económica das mulheres e a paz e a desmilitarização. «Não queremos nem guerra que nos mate, nem paz que nos oprima. Até que todas sejamos livres».
Em Portugal, a programação da Marcha Mundial das Mulheres é construída colectivamente por várias organizações e pessoas, inclui acções de rua, marchas, oficinas, ciclos de cinema, debates, construções colectivas, palestras, partilha de testemunhos, um pouco por todo o país.

3ª Acção Internacional
Programa Marcha Mundial das Mulheres - PORTUGAL
4 a 27 de Março de 2010
Dia 4 – Quinta I 21h30 I Centro de Cidadania Activa – SETÚBAL
Filme “O Sal da Terra”, realizador Herbert J. Biberman, 1954, seguido de debate Ciclo de Cinema integrado no Março Mulher 2010, iniciativa promovida pela SEIES em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e diversas entidades da cidade de Setúbal.
Dia 5 – Sexta I 16h 30m Khapaz Associação Cultural – ARRENTELA (SEIXAL)
Filme “Dou-te os meus Olhos” seguido de debate . Actividade integrada na iniciativa Bibliotecas Vivas do Projecto Comun"Nik"acção, da
Khapaz Associação Cultural, financiado pelo Programa Escolhas, abordando o tema da Violência Doméstica. Apoio da UMAR.
Dia 6 – Sábado 1h – 13h Cine Teatro S. Pedro – São Pedro do Sul
Debate de rádio “Igualdade entre Homens e Mulheres: sem igualdade entre homens e mulheres há verdadeiro desenvolvimento?” Iniciativa da responsabilidade da ADRL.
Dia 7 – Domingo I 18h00 I Bar Mama Rosa – SETÚBAL
Filme “Pescadoras da Terra e do Mar”, grande reportagem de Teresa Nóbrega sobre as Mulheres Pescadoras dos Açores. Ciclo de Cinema integrado no Março Mulher 2010, iniciativa promovida pela SEIES em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e diversas entidades da cidade de Setúbal.
Dia 8 – Segunda I Das 17h30 às 19h30 I Rossio - LISBOA
Arranque da 3ª Acção Internacional da MMM
Acção de rua com as Marchantes, distribuição de folhetos da Marcha Mundial das Mulheres e sensibilização para as reivindicações em torno dos 4 Eixos.
Animação Musical com a presença de Hip Hop de Baton, Bloco de Maracatu – Casa do Brasil de Lisboa, Coro da Casa da Achada, Grupo de Percussão do GAIA e Batucadeiras do Moinho da Juventude. Iniciativa da MMM Portugal.
Dia 9 – Terça Todo o dia Região de LAFÕES
Visita a diversas iniciativas de mulheres seguida de conferência de imprensa, ao final da tarde. Visita por parte da ADRL à Cooperativa “Ventosa Artesanal”, “Estação de Artes e Sabores” e Brinton’s. O objectivo é dar a conhecer a MMM e ouvir as mulheres sobre as questões da
igualdade no que toca ao trabalho, conciliação da vida pessoal e profissional, tarefas domésticas, etc. .
Dia 10 – Quarta 18h30 Centro Social "Bem Querer" Brenha, Figueira da Foz
Apresentação da MMM e construção colectiva da saia da Marchante
20h30 - Jantar Comemorativo do Dia Internacional da Mulher.
Iniciativa da responsabilidade da MMM - Coimbra com Centro Social Bem Querer de Brenha
Dia 11 – Quinta 18h Casa da Achada – Centro Mário Dionísio LISBOA
Filme “Pão e Rosas”, realizador Ken Loach, 2000, seguido de debate Ciclo de Cinema dedicado às trabalhadoras do Serviço Doméstico e das Limpezas, iniciativa do GAMI - Grupo de Apoio às Mulheres Imigrantes (parceria Solidariedade Imigrante e UMAR).
Dia 11 – Quinta I 21h30 I Academia Problemática e Obscura – SETUBAL
Filme “Domésticas”, realizador Fernando Meirelles e Nando Olival, 2001, seguido de debate. Ciclo de Cinema integrado no Março Mulher 2010, iniciativa promovida pela SEIES em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e diversas entidades da cidade de Setúbal.
Dia 12 – Sexta 18h Casa da Achada – Centro Mário Dionísio LISBOA
Filme “Domésticas”, realizador Fernando Meirelles e Nando Olival, 2001, seguido de debate. Ciclo de Cinema dedicado às trabalhadoras do Serviço Doméstico e das Limpezas, iniciativa do GAMI - Grupo de Apoio às Mulheres Imigrantes (parceria Solidariedade Imigrante e
UMAR).
(cont.)

Sem comentários: