5.3.07

Dia Internacional da MULHER


Por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher no dia 8 de Março, quinta-feira, e associado às actividades do Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos/as irá realizar-se o colóquio Igualdade de género na construção cultural: “A cultura tem Género?” no Auditório VII do Centro de Congressos de Lisboa, na Praça das Indústrias. A sessão de abertura tem início às 9h30, com Elza Pais (CIDM), e o colóqiuio desenrola-se segundo quatro painéis – Literatura e Música (parte da manhã), Artes plásticas e Cultura popular (a partir das 14h30).
O Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos pretende sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade mais justa e solidária através da promoção da igualdade e da não discriminação, onde se ofereçam a todos as pessoas, independentemente do sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e orientação sexual, as mesmas oportunidades.
Entretanto, pelas 14h30, o Movimento Cidadania e Responsabilidade pelo SIM estará junto à Assembleia da Répública para a votação da Legislação da despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.
Ao final da tarde, na FNAC do Colombo, terá lugar o lançamento do livro O Longo Caminho das Mulheres - Feminismos 80 anos depois (Publicações Dom Quixote).
A Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE) vai realizar a Tertúlia "8 de Março 2007" Obrigatório Igualdade, pelas 21h30, no bar da Associação Loucos e Sonhadores (Travessa do Conde de Soure, nº 2, ao Bairro Alto, em Lisboa), na qual será também divulgada a Campanha Obrigatório Igualdade. O ambiente descontraído de uma saída nocturna, aliado a boa música, num momento em que se assinala o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos/as é o mote para o convite que a Rede lança, juntamente com um repto: levarmos algo que simbolize o 8 de Março: um poema, uma canção, uma fotografia, um artigo de jornal, o que entendermos. (Informações por e-mail até 7 de Março às 24:00 para geral@redejovensigualdade.org.pt ou através do site redejovensigualdade.org.pt).
A próxima edição da ModaLisboa («Play») irá igualmente ter o seu início no dia 8 de Março, desta vez no Museu Nacional de História Natural (Rua da Escola Politécnica, 58), pelas 19h00, com Alexandra Moura a fazer as honras de abertura da apresentação oficial das colecções dos/as Criadores/as Portugueses/as, seguindo-se Dino Alves pelas 20h00.
Ainda no Dia Internacional da Mulher tem estreia nacional um documentário que dá vontade de dançar, não se chamasse ele «Brava Dança», de José Francisco Pinheiro e Jorge Pereirinha Pires, tendo o filme como actores principais os Heróis do Mar, o grupo de culto dos anos 80 através do qual é revisitado o mundo português (artístico, etnográfico, político, cultural). «A vida é a minha noiva/ É com ela qu’eu vou casar» (in «A Noiva», Macau, 1986).

Sem comentários: