15.3.07





PARTE VII
A Cidade das Mulheres congratula-se com o prémio de Melhor Manequim atribuído pelo canal Fashion TV a Sofia Baessa (Central Models). Todo o grupo de manequins que trabalhou na ModaLisboa está igualmente de parabéns, pelo óptimo trabalho executado (e aquela passerelle não era canja - a distância percorrida entre a saída de bastidores e o final da passerelle, junto aos fotógrafos, era de 70 longos metros).
«Nem saudade» intitula a colecção Inverno 07/08 de Maria Gambina (n. Oliveira de Azeméis, 1969) que, nesta 28ªedição ModaLisboa - pisou a passerelle duas vezes, já que foi ela que desenhou também a colecção de senhora da Lion of Porches.
Inspirada na Ópera do Malandro, de Chico Buarque, a colecção de homem e de mulher de Gambina encontram-se num ponto: o ar masculino de ambas, com um ponto de fuga na silhueta feminina com inspiração na lingerie. A deslocalização de fragmentos de peças re-colocadas foram aqui a tónica, visível por exemplo em camisas com pormenores de trench coats, ou camisolas de algodão misturadas com transparências. A colecção retrata assim os contrastes - «o justo, o largo; o subido, o descido; o curto, o comprido; o pequeno, o grande…o amor e o ódio». A paleta de cores transporta-nos para ambientes brancos, cinza, preto e amarelo pálido, com o vermelho sangue a surgir em detalhes gráficos como gravatas, vivos, casas de botões e peças «escondidas» que só se vêem por aberturas «rasgadas» que fazem parte da construção de outras peças. Finalmente, casacos/vestidos com volumes localizados na cabeça das mangas levam-nos para um ambiente do século XVI, numa abordagem «gambina» sobre a burguesia espanhola. E de repente o século XVI está na moda! Dourado e Baltazar utilizaram também referências de Quinhentos nas suas propostas de futuro. (Continua)



Cristina L. Duarte
Fotografia: Rui Vasco/ Arquivo ModaLisboa

Sem comentários: