8.3.07

Pão e Rosas


O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.
No dia 8 de Março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica. Reinvidicavam assim a redução para 10 horas de um horário de mais de 16 horas por dia. Aquelas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde se declarara entretanto um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas deram origem à Women's Trade Union League, uma associação que tinha como principal objectivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: elas reivindicaram o mesmo que as operárias em 1857, assim como o direito de voto. Caminhavam com o slogan «Pão e Rosas», em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres levada a cabo na Dinamarca, foi decidido em homenagem àquelas mulheres comemorar o 8 de Março como «Dia Internacional da Mulher».

1 comentário:

Fragmentada disse...

“Enquanto os direitos das mulheres forem negados, em qualquer parte do mundo, não haverá justiça nem paz. Reconhecer a igualdade de direitos das mulheres é, por isso, um requisito essencial para a criação de sociedades fortes, sustentáveis e estáveis, e garantir que as mulheres usufruam de igualdade de respeito pelos homens em todas as áreas da vida é um passo chave para fazer com que os Direitos Humanos sejam uma realidade universal”.

[Shirin Ebadi, galardoada com o Prémio Nobel da Paz 2003, e Irene Khan, secretária-geral de Amnistia Internacional]