2.5.07

«Artistas Mulheres - Três Vozes»

Parte II
O conceito de voz e a consciência do feminino no próprio
trabalho artístico. Incorporação de um tempo esquecido. O
corpo expressivo.

Conceito fundamental na crítica feminista, «dar voz» ou «ter voz» é uma estratégia que se opõe ao silenciamento patriarcal que a história votou as mulheres, silêncio esse progressivamente rompido através dos movimentos feministas do século XX – de que foram precursoras no século XIX muitas mulheres que lutaram individual ou colectivamente pelo direito à instrução, pelo direito ao voto, entre outras lutas menos evidentes. É muito interessante o postulado de Adorno acerca da estética musical feminista (e no contexto da música de vanguarda de 1960), segundo o qual não haveria emancipação da mulher, sem uma emancipação da sociedade.
Julia Kristeva fala de uma linguagem inaudível das mulheres, o que segundo a autora reside no facto de elas não possuirem «nem poder nem um sistema linguístico» . Como se a linguagem das mulheres continuasse por criar (Sigrid Weigel, 1996).
A construção social de uma «voz» passa pelos vários campos artísticos, das artes plásticas à música. «Historicamente, a ausência da voz das mulheres na literatura passa em grande medida pelo modo como ao longo dos tempos sempre lhe foi dado menor acesso à educação e, portanto, desde logo à literacia. Por outro lado, como Virginia Woolf demonstrou num dos textos fundamentais do feminismo, A Room of One’s Own (1929), para além do analfabetismo, a situação social das mulheres ao longo dos tempos, devido à sua dependência económica, é uma das causas importantes da sua ausência do literário.» («Voz» in Dicionário da Crítica Feminista, Edições Afrontamento, Porto, 2005, p.194)
Para além da sua ligação com a teoria da escrita feminina, o conceito de voz no feminino entra igualmente em relação com outras expressões criativas levadas a cabo pela mulher, que precisa reclamar um espaço próprio para se fazer sentir. «Tal como Julia Kristeva, Luce Irigaray ou Monique Wittig, [Hélène] Cixous desenvolveu uma linguagem em que a voz tem a capacidade de evocar a mãe e o corpo materno como parte de um espaço linguístico eternamente presente, por oposição ao discurso falocêntrico lógico e unívoco.»
A critica feminista tem também dado relevo à importância da voz na reavaliação da identidade e do poder femininos. Para Susan Sniader Lanser, a autora de Fictions of Authority: Women Writers and Narrative Voice, «a voz narrativa no feminino, é um local de tensão ideológica tornado visível nas práticas textuais, no modo como desconstrói a hegemonia da voz autoral/autoridade masculinas». Na perspectiva de Susan Lanser «a voz feminina não é uma “essência”, mas, antes, uma posição subjectiva variável cujo «eu» é gramaticalmente feminino.» («Autoria», ibidem).
A voz é expressão de uma época. Expressão de uma individualidade própria, o timbre e a textura da voz revelam o lugar que esta própria ocupa num determinado tempo. No século XIX a voz é um elemento muito sedutor, sempre associada à ideia de uma mulher. É a voz que tem capacidade para comover o público. A música é voz. (Continua) (ver Parte I em 18.04.07)

Sem comentários: