10.5.07

«Artistas Mulheres - Três Vozes»

Parte III

A ideia musical da voz de mulher começou por ser transposta para a arte por um compositor-homem, que caracterizou a figura feminina através de um estereótipo e de uma construção psicológica mais densa do que a masculina.
Podemos reflectir sobre a mulher no interior da realidade musico-dramática do século XIX, altura em que a sua crise surge exposta na ópera. Ao interesse pela ilusão, pelo bizarro, pela estranheza, do período Barroco, tinha se sucedido um interesse por uma certa veracidade. Ao nível teatral a mulher dá um momento significativo à verdade dramática, e entre os compositores Mozart será aquele que dá desenvolvimento notório à verdade dramática, com muita da sua música - árias, e solos operáticos – composta para mulheres.
Depois do período clássico, caminhamos para um enaltecimento das emoções, dos sentimentos, da ideia de «nuance», de subtileza, proveniente da literatura e que encontramos na música através do Romantismo. O fascínio do «Outro», o contacto com dimensões exóticas, o fascínio pelas terras distantes e pela viagem são outras notas comuns ao período Romântico. A vontade de contactar o outro Desconhecido inclui à época a mulher. Os compositores vão desenvolver a personagem feminina, que começa a ser a protagonista, nascendo assim a figura da diva – uma «figuração» ou representação da mulher, com pouco mais de cem anos - inicialmente ligada à ópera italiana. Há portanto a tentativa de caracterizar a mulher em cima do palco – e se aqui nos distanciarmos do libreto funcional da ópera, sempre que há uma mulher no palco temos de a caracterizar e de lhe atribuir um papel, seja este o da mulher angelical, ou o da mulher perigosa, ídilica, ou perversa, conciliadora, ou prepotente. O seu próprio corpo reflecte a ansiedade da sociedade, a sua inquietude, e a mulher, como mito, retrato histórico ou literário, submete-se a um juízo moral da sociedade, parte integrante do chamado «senso comum».
Se o poder de decisão da mulher é uma utopia no século XIX, o século seguinte foi o da emancipação, pelo menos relativamente a algumas questões – direitos de cidadania, da educação, da igualdade no trabalho, de controlo do corpo. (Continua - Parte II 2.05.07; Parte I 18.04.07)

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