16.5.07

O espelho - I

O tema principal para o dia de hoje é a comemoração de um ano deste blogue, cujo título é inteiramente inspirado numa alegoria destinada às mulheres, Cité des Dames, da autoria daquela que é considerada no Ocidente Euroupeu a primeira mulher a fazer da escrita a sua profissão. Christine de Pisan (1363-1430), uma poetisa de origem italiana apreciada na corte francesa, casou-se aos 15 anos e enviuvou aos 25 anos. Com poucos recursos e filhos para educar, sabe-se que meteu mãos à obra, como se costuma dizer, e recorreu à sua cultura e talento, aos livros herdados do pai ou emprestados, à protecção também de gente da corte francesa, assegurando desse modo a subsistência da família. Além da poesia, cultivou também a prosa e entre as suas obras contam-se ainda uma biografia de Carlos V, e o Livro das Três Virtudes («Razom/Dereitura/Justiça») um tratado de educação e arte de viver em sociedade, dirigido à princesa Margarida de Borgonha, neta de Filipe o Temerário, que casou em 1404 (o tratado ficou pronto na Primavera e ela casaria em Setembro) com Louys de Guienne, neto de Carlos V. O livro, organizado em três partes, foi dedicado não só a princesas, mas às demais mulheres do seu tempo: damas, donzelas, burguesas e mulheres do povo. Em Portugal, este livro foi mandado imprimir pela rainha D.Leonor, em 1518, recebendo o título de O espelho de Cristina, mas é ainda a rainha D.Isabel, entre 1447-1455, que manda fazer a primeira versão portuguesa, sobre apógrafo trazido, pensa-se, pelo seu pai, o infante D.Pedro, estando na Biblioteca Nacional de Madrid o único texto conhecido desse manuscrito.
Sobre Cristina de Pisano há esta bibliografia que aqui vos deixo, entre muita outra: Ivone Leal, Cristina de Pisano e Todo o Universo de Mulheres, CIDM, Lisboa, 1999; O Espelho de Cristina, edição fac-similada, BN, Lisboa, 1987; Christine de Pisan, The City of Ladies, Penguin Books, London, 2005 (na foto).
Sobre este tema, voltarei neste mês de comemoração. Para já quero agradecer às mulheres que colaboraram comigo ao longo deste ano de 2006/07, com fotografia ou texto, Eduarda Ferreira, Almerinda Bento, Rita Carmo, Filomena Barata, bem como a todas e a todos vós que me visitam nesta cidade :* até já!
Cristina L. Duarte

4 comentários:

A Lusitânia disse...

à Cristina, ao seu trabalho e ao seu blog os meus parabéns, pois tanto tenho aprendido com ela e com o que faz

paula roush disse...

parabens a cidade das mulheres e a cristina que tem sido uma excelente lady blogger...ou missblogger....:), tambem tenho que mencionar a alegria que sempre sinto durante as nossas sessoes be bloguice (mais um termo novo, ja q ha fanta fofoquice que se faca mais bloguice ou...blogoguice) e o maximo quando nos sentamos em frente aos computadores a partilhar dicas para melhorar as nossas bloguices....

como presente de anos aqui uma bandeira glitter para a cidade das mulheres http://glittermaker.nuclearcentury.com/keep/51udhB7Cc6.gif





paula

planeta hilda disse...

muitos parabéns, cd!
:)

Adriana Sales Zardini disse...

Encontrei seu blog em um a pesquisa a respeito da Cristina de Pisano! Adorei!