22.5.07

Artistas Mulheres - Três Vozes

Parte IV
A experiência das mulheres e a sua posição na sociedade enquanto artistas, difere da experiência dos homens, tanto pelas qualidades formais como expressivas, decorrentes do carácter particular da experiência feminina e dos papéis de género. A produção artística das mulheres, unidas com um propósito, e determinadas em dar forma a uma consciência colectiva da experiência feminina, merece ser estilisticamente reconhecida como arte, senão feminista, certamente feminina.

«O exemplo dos instrumentistas mostra (...) como o hábito não reside nem no pensamento nem no corpo objectivo, mas no corpo como mediador do mundo. (...) a música existe por si e é por ela que tudo o resto existe. (...) o corpo é eminentemente um espaço expressivo.» ( in Merleau-Ponty, Phénoménologie de la perception, «Tel», Gallimard, 1983, p. 169-171).

Quando escrevo, quase sempre o faço ao som dos Madredeus e da voz de Maria Teresa Salgueiro. Já é assim há muito tempo. Pode mesmo não ser sempre, mas muitas vezes cumpre-se esta linha programática sonora-ambiental. Os Madredeus vão bem com escrita, logo com texto, com paisagens interiores que cruzam memória, viagem, experiência, conhecimento e antecipação do Outro. Vejo a presença de Teresa Salgueiro em palco como uma mulher sózinha, livre, que desenvolve duetos imaginários com a sua sombra, esperando que alguém compreenda o seu apelo de amor, de paz, de fraternidade, de quimeras atlânticas, de noites saudosas. A música desenha algo que foi uma vez descrito por Pedro Ayres de Magalhães como a coreografia da espera. Interpretada por uma mulher, a música do grupo é tocada por esse mundo fora desde o final da década de 80. Mas terá a música género? O palco será como a vida? A caracterização da personagem feminina em cima de um palco obedece a um certo libreto, que é aquele que a sociedade deseja encontrar numa representação. O modo de cantar solístico dá um corpo à música. Quando composta para uma mulher, a música sugere um solo que alia teatro a musicalidade para transmitir um sentimento, através da criação de um texto perceptível.
Em 1995, um livro condensava nestas palavras a personalidade artística da cantora: «A participação de Maria Teresa Salgueiro no projecto, a atracção dos músicos pela simplicidade e despojamento com que ela se entregava à função de cantar e interpretar com grande expressão aquelas melodias, e a pequena comunidade sentimental que desde então se começou a gerar entre os cinco vieram precipitar o desenrolar dos acontecimentos.» (in Jorge P.Pires, Madredeus – Um Futuro Maior, Temas e Debates, Lisboa, 1995).
O grupo encontrou a sua cantora no final de 1986. Com uma formação para voz, guitarra clássica (Pedro Ayres Magalhães), teclados (Rodrigo Leão), acordeão (Gabriel Gomes) e violoncelo (Francisco Ribeiro), os ensaios davam a conhecer a um jovem público urbano constituído por amigos e conhecidos uma música nova que nascia no interior de uma oficina artística, de ambiente por vezes medievelista, outras vezes romântico-lírico, outras popular-tradicional. Fez-se uma voz, colectiva, que foi crescendo, num anseio de «ter a fotografia de toda a humanidade», como diz a letra da canção «Anseio (Fuga Apressada)», do disco Movimento (Emi-VC, 2001). (Continua – Parte III 10.05.07; Parte II 2.05.07; Parte I 18.04.07)

1 comentário:

chewie disse...

Dear Web Administrator,

Recently we have identified an inbound link on your site to our web content.
Since October this year, the Women Peacemakers Program (WPP) has developed from an IFOR program into an independent organization.
We have changed our url accordingly: from www.ifor.org/WPP to www.womenpeacemakersprogram.org We kindly ask you to change the inbound link on your site to our new web address: www.womenpeacemakersprogram.org

Also for your information, we have moved office to the following address:

Women Peacemakers Program
Laan van Meerdervoort 70
2517 AN Den Haag
The Netherlands

Thank you for your time and effort to make these changes,

With Kind Regards,

The WPP Team