18.5.07

M u s e u s

Este ano, as Manobras de Maio vão inundar de moda o largo exterior ao Museu Nacional de Arte Antiga, onde se encontra «O Brilho das Imagens», uma exposição que está a encantar os visitantes. As Manobras desaguam assim no Largo José de Figueiredo, no Sábado dia 19 de Maio, com intervenções que decorrerão entre as 18H e as 20H, hora a que começa a música no jardim, com DJ. E já agora, aproveite-se a NOITE DOS MUSEUS. O Museu Nacional de Etnologia, por exemplo, promete festa até às quatro da manhã. Sobre este convívio um pouco por todo o mundo musealizado na noite de 19 de Maio consultar o sítio de cada museu na grande rede, ou o Instituto Português de Museus.
«Museus e Património Universal» é o tema que o ICOM – Conselho Internacional de Museus propõe este ano para as celebrações do 18 Maio, Dia Internacional dos Museus. Se hoje estiver perto de Santiago do Cacém, Alentejo, há uma reunião pelas 16h no Centro Interpretativo de Miróbriga, com eventuais apoiantes da criação da «Liga de Amigos de Miróbriga». O sítio arqueológico é constituído por ruínas romanas, cuja cronologia data da Idade do Ferro, séculos II a.C-V.
Qualquer dia é bom para uma visita ao museu. E há-os para todos os gostos. A Cidade das Mulheres tem uma especial predilecção pelo Museu Nacional do Traje e da Moda, onde começa hoje uma prometedora programação designada «E África aqui tão perto» que, para além de exposições, oficinas para as escolas e famílias, feiras, e conversas de final de tarde, apresentará cinema documental e música, até ao próximo dia 27 de Maio. Para já não falar das duas exposições inauguradas ali há uma semana atrás: «100% Bronze - O corpo e o traje» (colectiva de escultura), e «Relíquias de Amor», uma preciosa recolha de objectos das mulheres da família do pintor surrealista Cruzeiro Seixas, uma «exposição de prendas que são rosas do pintor dedicadas às mulheres que o amaram», como escreve Madalena Braz Teixeira, a directora do museu.



Sem comentários: