29.5.07

Leitura II

O lançamento do livro «Mulheres que lêem são perigosas», da Quetzal Editores, terá lugar no dia 31 de Maio, pelas 18h 30, na Livraria Bertrand do C.C. Picoas Plaza, em Lisboa.
Quatro mulheres - Helena Vasconcelos, Maria João Seixas, Maria Teresa Horta, Paula Moura Pinheiro - foram convidadas a escolher uma das imagens do livro e apresentá-la publicamente. O livro serviu para reunir uma colecção de esboços, pinturas, fotografias que, do século XIII ao século XXI, representam diferentes mulheres num momento de leitura. É uma homenagem ao poder libertador da leitura e ao mesmo tempo uma reflexão acerca do papel que esta desempenha ao longo dos tempos na história da emancipação feminina. É também um tributo à estreita relação que existe entre as mulheres e os livros.
Em «Mulheres que lêem são perigosas» Stefan Bollmann (n.1958, Colónia) parte da Anunciação (1333), de Simone Martini, em que Maria exprime desagrado quando o anjo interrompe a sua leitura, revisita Rembrandt, Vermeer, Fragonard, Matisse, Heckel e Hopper, e conclui a sua viagem com a célebre fotografia de Eve Arnold, onde Marilyn Monroe lê «Ulisses» de James Joyce. Estas mulheres são o retrato de uma época.
Escritor e editor de livros em Munique, Stefan Bollmann estudou Germânicas, Teatro, História e Filosofia, sendo um dos mais conceituados especialistas mundiais em Thomas Mann.
O prefácio deste livro é escrito por Elke Heidenreich (n.1943, Colónia), uma das escritoras, jornalistas e críticas literárias mais famosas da Alemanha. Escreveu vários bestsellers, publicou antologias de contos, trabalhando como autora e moderadora de conteúdos para a rádio e para a televisão. Desde 1983 assina uma coluna na revista feminina «Brigitte». Desde 2003 que trabalha como moderadora de um bem-sucedido programa televisivo chamado Lesen!, no canal ZDF. A seguinte passagem é retirada do seu prefácio em «Mulheres que lêem são perigosas»: «Desde há vários anos que colecciono imagens de mulheres que lêem, uma delas está pendurada em cima do sofá onde eu própria me sento a ler. É uma pintura de Harald Metzkes e mostra o que, quanto a mim, é uma jovem mulher que lê como se disso dependesse a sua vida. Está sentada junto à janela, lá fora já a noite caiu há muito, mas uma estreita faixa no horizonte surge reveladora: está novamente o dia a clarear. Estou ali sentada e leio: sou eu mesma».

Sem comentários: