28.5.07

Emigração III

Hoje, dia 28 de Maio, no Instituto Franco-Português é a última de uma série de três noites (à segunda) de filmes e debates subordinadas ao tema «A emigração portuguesa em França». Na Avenida Luís Bívar 91, a partir das 19h, estarão o fotógrafo Carlos Casteleira (explora com a fotografia os meios portugueses e cabo-verdianos da Provença e observa as memórias individuais e colectivas, empreendendo viagens a Cabo Verde, Brasil e Moçambique; ensina fotografia na Escola Superior de Arte de Aix-en-Provence), a historiadora Marie-Christine Volovitch-Tavarès (especialista em história da emigração portuguesa em França, tem publicado vários artigos e participado em colóquios sobre o tema tanto em França, comoem Portugal. Membro do Comité de História do Museu da Cité Nationale de l'Histoire de l'Immigration/CNHI, em Paris, é autora de « Portugais à Champigny, le temps des baraques », éd. Autrement, Paris,1995); e o realizador José Vieira (nascido em Portugal, ele chegou a França nos anos 60, nunca mais tendo regressado em Portugal; desde 1985 realizou uma trintena de documentários, nomeadamente para a France 2, France 3 e Arte, tendo se dedicado muito ao estudo da história dos emigrantes portugueses e em particular à história da sua família; editou Gens du Salto, uma série de sete filmes que traçam a história do
«Salto», a história de aldeias que se esvaziaram no segredo e no medo.
19h: Ser e Estar
Imagens da comunidade portuguesa em França. Projecção de fotografias de Carlos Casteleira, comentadas pelo artista.
21h: A Fotografia rasgada
Documentário de José Vieira, 2001, 52'.
No início dos anos 60 milhares de portugueses chegam clandestinamente a França. É o «Salto», o salto para o desconhecido, a emigração clandestina para fugir ao Portugal de Salazar. Actos de resistência e desobediência, onde alguns deixaram a vida. Por vezes, a polícia disparava sobre eles como sobre prisioneiros em fuga. Odisseias esfumadas nas memórias e recolhidas neste documento único.
22h.30 : O Pais aonde nunca se regressa
Documentário de José Vieira, 2006, 52’.
«Partir, devenir, revenir, voilà le rêve de tout immigrant». Mas com o tempo, este sonho dilui-se num novo quadro de vida. Quando o dia do regresso se aproxima, uma segunda ruptura surge - a da readaptação ao país de origem, diferente, transformado, diferente daquele que se deixa.
As projecções serão seguidas de debates, com Marie-Christine Volovitch-Tavarès, Carlos Casteleira e José Vieira.
Ainda esta semana no Instituto, Quinta-feira, 31 de Maio 2007, pelas 18h30, celebra-se o 150º aniversario da publicação de «Les Fleurs du Mal» de Charles Baudelaire, com uma Leitura encenada por Manuela de Freitas e Jean-Pierre Tailhade.

Sem comentários: